Letícia Lima – Psicóloga para adultos neurodivergentes

Acho que sou autista/TDAH/superdotado.
E agora?

Você sente que seu jeito de pensar, sentir ou reagir às situações é diferente do das outras pessoas? Talvez você sofra com coisas que parecem simples para os outros, como manter o foco, seguir uma rotina, lidar com barulhos, ou entender regras sociais implícitas.

Se você já se perguntou se tem TDAH, autismo, superdotação ou algum outro funcionamento atípico, a avaliação neuropsicológica pode te ajudar a entender melhor o que se passa com você. 

Ela é um processo detalhado de investigação que busca compreender o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental de uma pessoa. Além disso, é possível diferenciar entre neurodivergências e outros transtornos, deixando o seu tratamento ainda mais eficaz e evitando erros de diagnóstico. 

A avaliação é 100% online e individualizada, feita por psicóloga com experiência no atendimento de adultos neurodivergentes.

Letícia Lima – Psicóloga

CRP 08/39536

Por que fazer uma avaliação neuropsicológica particular?

Menor tempo de espera: o atendimento particular tem agendamento mais rápido do que os serviços oferecidos pelos planos.

Mais autonomia e privacidade: você escolhe a profissional, não precisa de encaminhamento médico e não precisa justificar sua demanda ao plano.

Acompanhamento individualizado: o processo é adaptado à sua realidade e à sua queixa específica, com escuta atenta desde o início.

Sem limitação de testes: planos de saúde costumam restringir o uso de determinados instrumentos ou impõem regras burocráticas para liberar sessões.

Entrega de laudo mais completa: no atendimento particular, o laudo é mais detalhado, com devolutiva completa, sem cortes ou interferências externas.

Atenção especializada: você será atendida por uma profissional com experiência específica em neurodivergências em adultos, o que é raro nos atendimentos por plano.

Etapas da avaliação

Anamnese

Primeira entrevista para conhecer a sua história de vida, principais dificuldades, habilidades e o que levou você a procurar a avaliação.

Entrevistas individuais

Continuação das entrevistas com o paciente para compreender os sinais e sintomas, aprofundando também no histórico de vida e etapas de desenvolvimento.

Entrevistas complementares

Conversas com familiares e/ou pessoas próximas para obter um panorama mais amplo do seu funcionamento no dia a dia, obtendo informações sobre o desenvolvimento, como a infância.

Aplicação de testes

Utilização de instrumentos padronizados para avaliar funções cognitivas (por exemplo, atenção, memória, linguagem, raciocínio, entre outras), bem como aspectos emocionais e sociais.

Devolutiva

Última etapa do processo, na qual os resultados são apresentados e discutidos, fornecendo orientações e encaminhamentos adequados para cada caso.

Perguntas frequentes

Quanto tempo demora até o resultado?

A avaliação demora em torno de 6 a 12 sessões. Mais ou menos sessões podem ser necessárias dependendo da complexidade do caso e das informações adquiridas nas entrevistas.

Não. Você pode procurar diretamente uma psicóloga para iniciar a avaliação, sem necessidade de encaminhamento.

Para algumas condições que envolvem direitos legais, como o TEA, o diagnóstico médico é o que tem validade para fins legais. Depois da avaliação, o paciente com TEA deve buscar um médico para finalizar o diagnóstico e dar entrada na CIPTEA. No entanto, a avaliação neuropsicológica oferece dados completos sobre o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental, que ajudam tanto no autoconhecimento quanto no acompanhamento de profissionais (como psiquiatras e terapeutas).

Você pode pagar à vista ou parcelar. Aceito pix e cartão de crédito. Os valores e prazos serão combinados de forma clara no início do processo.

Minha especialidade é atender adultos com suspeita de autismo, TDAH e superdotação, tendo ampla experiencia com esse público. 

Se tem alguma dúvida ou deseja agendar a sua sessão, entre em contato comigo!

O que meus clientes dizem:

Sobre a psicóloga

Sou graduada em Psicologia e em Biomedicina pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduanda em Neuropsicologia pela Faculdade Censupeg. Minha prática clínica é voltada para adultos neurodivergentes, incluindo pessoas autistas, com TDAH e Altas Habilidades/Superdotação ou com suspeitas de neurodivergência.

Trabalho também, mas não somente, com demandas relacionadas à sexualidade, identidade de gênero, transtornos de humor e de ansiedade. Com experiência tanto no setor público quanto privado, já trabalhei com pacientes de todas as faixas etárias, mas meu foco principal está em oferecer suporte personalizado e inclusivo para adultos.